Lançamento Salvista



Os Números na Bíblia.
Na Torah e nas demais Escrituras, os números não são somente uma contagem qualquer. Não se pode esperar que a idade de uma pessoa seja considerada um registro cartorário como hoje procedemos.

A dimensão simbólica é que nos possibilita chegar mais perto do escritor bíblico e da experiência que o originou. Os números fazem parte dessa dimensão simbólica e pode-se fazer teologia sobre o significado de cada um deles.
Ao tomar a Torah como base do Cânon Bíblico, é possível notar que a simbologia dos números nela impressos se expande para o restante do Cânon Bíblico, seja da Bíblia Hebraica, seja de toda a Bíblica Católica.
Muitos, na procura de uma decodificação dos números na Bíblia, enveredam por vias da gematria ou da atribuição de conteúdos mágicos que não condiz com o contexto das Sagradas Escrituras. Afinal, os números têm um peso simbólico universal, peso que os autores da Escritura enquadraram dentro da perspectiva teológica da Torah e das demais Escrituras.

Sobre o Autor:
MICAEL DE MORAES, sjs é sacerdote salvista, natural de Cordeirópolis (SP). É Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciado em Ciências Sociais (ISCA – Limeira, SP), doutor em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção  e pós-graduado Lato Sensu em “Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia” pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos (São Paulo, SP). Atualmente é Diretor de Estudos e Professor de Teologia no Instituto São Boaventura e Administrador Paroquial da Paróquia Santa Cruz, Parelheiros (Diocese de Santo Amaro, São Paulo, SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já é um vocacionado salvista, religioso, seminarista, ou simplesmente está discernindo a vocação, deixe sua contribuição, suas dúvidas e comentários.