15 de Agosto: Dia da Vocação à Vida Religiosa.


Em homenagem ao dia do Religioso, comemorado este ano no dia 21 de Agosto, postamos abaixo a reflexão do Frater Fábio Muniz Alves para este dia. Cujo título é:

SER RELIGIOSO...


N. Sra. Mãe e Rainha das Vocações.
... é confiar-se cada dia à Providência Divina, que governa todas as coisas e crer que a vida religiosa é dom de Deus Pai à sua Igreja por meio do Espírito.
... é assumir autenticamente os traços característicos de Jesus, vivendo intensa e intrinsecamente seus sentimentos com vistas à estatura do homem perfeito.
... é poder renovar o seu “sim” a todo instante, nas pequenas ou grandes coisas, e se dedicar a Ele de coração indiviso.
... é dar passos conscientes para uma opção que se exprime na radicalidade do dom de si mesmo por amor do Senhor Jesus, sem reservas nesta oferta generosa e contínua de si para os irmãos e irmãs.
... é manifestar, por meio das ações do dia a dia, a excelência do mandamento do amor e a conexão inseparável entre amor a Deus e amor ao próximo.
O religioso é portador da cruz e dela não se esquiva jamais, porque sabe que esta é meio pela qual vai se tornar portador do Espírito, homem espiritual, capaz de fecundar a história, com o louvor e a intercessão contínua. Este sacrifício de louvor ao qual é chamado é semente de eternidade para sua comunidade e para toda a Igreja, especialmente para os que dela estão afastados.
O religioso é sinal de esperança para o mundo, pois faz de Cristo o sentido de sua própria vida, unindo-se constantemente a Ele e dele dependendo em tudo. Sua base mais sólida é a experiência radical do mistério do amor de Deus e a consolidação da comunhão de vida com Ele; sabe-se amado e tem necessidade de retribuir esse amor. O fundamento para sua consagração é a gratidão a esse amor incondicional a ele manifestado pela autodoação de Cristo na cruz.
O religioso encontra a profundidade desse amor divino no olhar de Jesus, que atinge e transforma todo o seu ser. Seguindo os passos do Filho, o religioso é consagrado pelo Espírito e enviado para testemunhar as maravilhas desse encontro com o Senhor. Sua história é selada por um novo sentido e acentua-se como reflexo da vida trinitária, que faz morada em seu coração e em sua alma. Esse homem não deixa de ser humano, fraco, limitado. Porém, nas mãos de Deus, é voz profética e canal de salvação para a humanidade inteira, de todos os tempos. Parabéns, querido religioso, pelo seu dia! Que nós possamos ser o rosto do Louvor de Deus no mundo!

Autor: Frater Fábio Muniz Alves, sjs.
Religioso Salvista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já é um vocacionado salvista, religioso, seminarista, ou simplesmente está discernindo a vocação, deixe sua contribuição, suas dúvidas e comentários.