SÉRIE VOCAÇÕES - Para o mês das vocações

1. O Primeiro Chamado

Por Frater Tomás Maria,sjs


Como sabemos o primeiro chamado feito por Deus ao homem é a Santidade (IPd 1,15-16), que nada mais é, que unir-se a Deus. É por isso um caminho longo de conversão que começa já aqui na Terra e a partir do Batismo.
                Em cada Santa missa este mistério de santificação é concretizado em cada pessoa humana, na ação do Espírito Santo e através da leitura de sua própria história de vida, pois é também nela que se ouve a voz de Deus. Mas o que você entende por vocação?
                 Pe. Amadeo Cencini coloca a vocação como um “Diálogo entre duas liberdades”, significando que o Deus que cria, já o chama primeiramente a uma vida terrena, quer dizer Deus livremente lhe dá a vida e ao mesmo tempo lhe dá a liberdade em como vivê-la. A resposta em como este homem viverá é que esta em suas mãos. O homem nasce assim com um instinto muito forte à vida, por isso mesmo já ao nascer faz tudo para manter-se vivo. Mas Deus na Sua liberdade, não se contenta dar-lhe apenas a vida terrena, Ele quer mais! Quer que este, fazendo uso da sua liberdade, opte por Ele e queira conhecer a Sua Vontade, isto é, A Verdade que pode Conduzi-lo a Perfeita União. Sendo assim o encontro entre duas liberdades vai além de um sim a esta vida, vai até o que Conhecemos como Vida Eterna. Pois Deus quer que tenhamos “Vida em abundância”. Mas vejamos um trecho do livro “Quando Deus chama”, do Padre Amadeo:

Um Deus absolutamente livre no chamado cria ou torna totalmente livre o chamado, livre para dar-lhe resposta, torna-o responsável, literalmente capaz de dar resposta; não o amarra a si, não o obriga a amá-lo ou mostrar-lhe reconhecimento ou a segui-lo (veja o jovem rico e o próprio Judas); quando muito coloca em condição de decidir o que fazer com o dom recebido, para ser livre, como o seu Criador, exatamente.[1]

É dentro desta liberdade para o homem responder a Deus que ele poderá optar, na liberdade, por um chamado específico, o qual só poderá saber com muita oração e discernimento. Em breve veremos os vários Estados de Vida.


[1] Amadeo CENCINI.Quando Deus chama. p.13-14.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já é um vocacionado salvista, religioso, seminarista, ou simplesmente está discernindo a vocação, deixe sua contribuição, suas dúvidas e comentários.